O Curso - Formação Avançada em Gnose e Esoterismo Ocidental

Curso Online de 42 horas em sala de aula virtual online + materiais didáticos e acompanhamento de estudos.

Os alunos receberão sempre a gravação da aula.

Informações

 

Início: 29 de Outubro 2020

Duração: 21 aulas | 42 horas

Dias: quinta-feira

Horário: das 21h às 23h (hora PT)

Valor: 100€ (Inscrição) + 9 parcelas de 95€ (pagas até o dia 5 de cada mês).

OU

450 Reais (Inscrição) + 9 parcelas de 395 Reais (pagas até o dia 5 de cada mês).

Forma de Inscrição: Envio de Nome, Contacto Telefonico e  comprovativo de transferência para  cursosesoterismoocidental@gmail.com

Informação Bancária:

Portugal

IBAN: PT50 0035 0824 00009247700 52

Brasil

Solicitar Informação

O que é o Esoterismo Ocidental
A tradição esotérica ocidental representa uma forma distinta de espiritualidade que se estende desde o hermetismo, o neoplatonismo e o gnosticismo no início da era cristã até ao presente. Difundidas pela cultura islâmica e bizantina na Europa medieval, essas correntes esotéricas experimentaram um marcante renascimento através dos neo-platónicos florentinos do final do século XV. Entre os séculos XVI e XVIII, a espiritualidade esotérica foi desenvolvida no Renascimento, através da alquimia, da cabala cristã, da astrologia, alquimia, da Naturphilosophie alemã, da Teosofia, do Rosacrucianismo, da Maçonaria, até ao revivalismo oculto moderno no final do século XIX e XX, em que a Teosofia de Helena Petrovna Blavatsky desempenhou um papel fundamental.
 
O que é a área de estudos
Formando nas últimas décadas um indiscutível campo de conhecimento académico, o Esoterismo Ocidental tem vindo a ser definido como um “padrão de pensamento” com raízes na filosofia helénica gnóstica, hermética e neoplatónica. A redescoberta de textos antigos levou ao revivalismo renascentista e a um interesse no estudo da magia, astrologia, alquimia e Cabala. Depois da Reforma, estes correntes deram origem à teosofia Cristã, Rosacrucianismo e Maçonaria. Mais tarde, assumiriam uma forma mais moderna com a Teosofia de Blavatsky, ordens cerimoniais mágicas, a Antroposofia de Rudolf Steiner ou mesmo a psicologia de Carl Jung.
 

Objetivos principais da Formação Avançada em Gnose e Esoterismo Ocidental :

  • Conhecer Esoterismo Ocidental enquanto área de investigação histórica e filosófica;

  • Conhecer as Fontes da tradição hermética e gnóstica ocidental e desenvolver uma compreensão desses conteúdos;

  • Conhecer e explorar as várias expressões que estas tradições foram tendo ao longo da história até aos tempos modernos;

  •  Explorar documentar e analisar diversos temas (figuras, grupos e movimentos) na história do esoterismo.

  • Ser capaz de compreender os impulsos gnósticos e esotéricos que estiveram por trás de mudanças sociais, religiosas e filosóficas, e avaliar sua influência na cultura, política e sociedade.

  • Desenvolver uma compreensão das características fundamentais que definem a espiritualidade gnóstica e esotérica, que frequentemente se manifesta como forma de experiência religiosa, na medida em que oferece uma perspetiva sobre a alma individual no contexto da natureza e do universo.

Conteúdos

Módulo: Tópicos do Esoterismo Ocidental

Definições e raízes históricas, características do esoterismo ocidental, modelos teóricos, principais autores, bibliografia. Esoterismo na Antiguidade; Renascimento; revivalismo hermético; prisca theologia, philosophia perennis, Geroge Gemistos, Marsilio Ficino, Pico della Mirandola, magia natural, alquimia, astrologia, Cabala; Reforma: Naturphilosophie, teosofia Cristã, Jacob Boehme, Paracelso; Iluminismo: Emanuel Swedenborg, Anton Mesmer. Período Moderno: Sociedade Teosófica, Blavatsky, Anna Kingsford, Antroposofia de Rudolf Steiner, Max Heindel, Spencer Lewis, Jan van Rijckenborgh, Alice Bailey, Carl Jung, Eranos, reintegração académica, movimentos New Age.

 

Módulo: Cristianismo Gnóstico

A Antiguidade tardia: contexto histórico, religioso e filosófico. Gnosis, nous e Logos. Investigação científica (Gilles Quispel, Kurt Rudolph, Roelof van den Broek, Michael Allen Williams, Elaine Pagels, Antonio Piñero, Garcia Bazan e E. Torrens, etc. Idade Média e idade moderna na Europa, maniqueus, bogomilos, cátaros, entre outros. Nag-Hammadi, Adversus Haeresis, Codex Askewianus, códice Brucianus e o códice de Berlim (codex Berolinensis), Actos dos Apóstolos, literatura Mandaeana, Salmos maniqueus (textos de Túrfan), o Hino da Pérola, Pistis Sophia e as Odes de Salomão. Místicos da Igreja. Mestre Eckhart, Teresa d’Avila e Juan de la Cruz. As obras de Jacob Boehme.

 

Módulo: Hermetismo

Iniciação no Antigo Egito. Helenismo, escolas de mistérios, pitagorismo, platonismo.  Hermes Trismegistos. O Corpus Hermeticum e Tabula Smaragdina. Alquimia, Astrologia e Magia. Hermetismo medieval. Hermetismo Islâmico. Renascimento  e Hermetismo.  Occulta Philosophia.  Alquimia Renascentista. Paracelsismo. Giordano Bruno. Os Manifestos Rosacruzes. Kybalion.

 

Módulo: Tópicos sobre Esoterismo na Arte e na literatura

Números e símbolos do neopitagorismo e do Neoplatonismo. Arquitetura e geometria sagrada e o exemplo da Catedral de Chartres., Notre-Dame e Rieux-Minervois. A pintura e desenho de Miguel Ângelo, Albert Dürer e Francisco de Holanda. William Blake, obra plástica e literária. Alquimia e simbólica em Robert Fludd, Athanasius Kircher, Heinrich Kunrath, Michael  Maier. Os Salon de la Rose+Croix e os simbolistas. Alquimia e surrealismo. Kandinsky, Paul Klee, Almada Negreiros, Bruce Nauman. Senhor dos Anéis, Harry Potter e The Matrix, entre outros.

  

Módulo: Gnose e Hermetismo: Fontes Escritas, Filosofia e Contexto

Gnose e Hermetismo na Antiguidade: dois caminhos para a salvação? Ética e soteriologia gnósticas e herméticas.  Nag Hammadi e Corpus Hermeticum. Maniqueísmo: Fontes e influências no Cristianismo Ocidental. Monismo versus Dualismo. Evangelho da Verdade e Asclepius. A Ogdoada e o Pleroma. Morte Ressurreição. Cátaros: Gnósticos Medievais? Templários, cavaleiros do Graal, na literatura cavaleiresca. A Filosofia Hermética no Renascimento. O Homem como Microcosmos. A Alquimia Espiritual em textos e imagens. Transmutação e Metamorfose. Hermetismo e os Manifestos Rosacruzes. Iniciação, Iluminação e Transfiguração. A Literatura Teosófica Cristã dos séculos XVII e XVIII. Gnose e Hermetismo no romantismo. A Tradição Gnóstica e Hermética na Maçonaria. Escolas Gnósticas e Herméticas na Idade Contemporânea.

 

Módulo: Alquimia

Transmutação dos Metais. As 3, 4 e 7 fases da Opus. Transmutação do alquimista.

 

Módulo: Cabala

A Cabala Judaica: Origens e contexto. A Mística Judaica. A magia cabalista. Os 77 Nomes de Deus. A árvore sefirótica e Daat. Isaac Luria. Cabalistas portugueses.

 

Módulo: Ocultismo e esoterismo

Eliphas Levy. O revivalismo ocultista da segunda metade do séc. XIX. Magia Cerimonial. Crowley, Thelema, Wicca e Neo-Paganismo. O séc. XX e o conceito de “Esfera Refletora”. - A ambiguidade do conceito de “Eu Superior”. Mediunidade. Espiritismo e espiritualismo. OVNIs, Extraterrestres e Seres Cósmicos. Astrologia, tarot e outras artes divinatórias. Saúde e crescimento pessoal. A "New Age". Influências Asiáticas. Cultura Pop.

 

Modulo: Cavaleiros do Graal

O Graal Hermético. O Graal Celta. O Graal Islâmico. Cátaros e o Graal. A Ordem de Cavalaria (Ramon Lull). O Tesouro Espiritual dos Templários: Templo e Graal. Os neotemplarismos e a Franco-Maçonaria. Os Neo-templarismos e o Martinismo. A Via Cardíaca. Volfram von Eschenbach, Chretien de Troyes.

 

Módulo: A Rosa-Cruz

Os Manifestos Rosacruzes. Símbolos Secretos da Rosacruz.  400 anos de Tradição Rosacruz. Mystica Aeterna. A Rosacruz e a Antroposofia. A Rosacruz no séc. XX e XXI. A Tripla Aliança da Luz. O Iluminismo Rosacruz. Iniciação, Iluminação e Transmutação. O arquétipo de C.R.C. e a contemporaneidade.

 

Módulo: A Franco-maçonaria

A Maçonaria Mística, especulativa e operativa. O Olhar Sobre a Antiguidade a partir de fontes maçónicas do séc. XVII e XVIII Textos de: Elias Ashmole; Henry Adamson; Ramsay;  Anderson, Desaguilers; Willermoz; Hutchinson, Robert Moray; Samuel Richter (Sincerus Renatus), J.M. Ragon. Ramsay. O Regresso às Fontes: A Gnose através dos Tempos. Os Princípios Filosóficos da Religião Natural e Revelada: explicados numa ordem geométrica (Ramsay). E tudo vem do Egipto… (Textos de: Cagliostro, Jean Terreson e Etienne Marconis). Símbolos e mitemas. Iniciação masculina. A co-maçonaria. Maçonaria e Teosofia.

 

Módulo: Jung e a Gnose

Jung e os gnósticos e a "cristificação". Sete Sermões aos Mortos. Nag Hammadi. Procura, Metamorfose (ou Transfiguração) e encontro com a Plenitude.- Gnose e Filosofia Hermética: Magia, Astrologia e Alquimia: Hermetismo e Modernidade. Corpus Hermeticum, Núpcias "Químicas" Reintegração e a Imaginação Activa.

 
Calendário das aulas:

Outubro: 29

Novembro: 12, 26

Dezembro: 10, 17

Janeiro: 14, 28

Fevereiro: 11, 25

Março: 2, 11, 25

Abril: 8, 22

Maio: 6, 20, 27

Junho: 17, 24

Julho: 8, 22

 

Inscreva-se Já!

Envie email para: cursosesoterismoocidental@gmail.com

Inscreva-se na Newsletter

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon